quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A sustentabilidade e o marketing ambiental nas empresas 11/03/2010

Texto publicado no Jornal Gazeta da Vizinhança de Dois Vizinhos, Paraná.

A cada dia os chamados “produtos verdes” ganham mais força no mercado do mundo inteiro. A preocupação com a crise ambiental alcançou consumidores que se tornaram muito mais exigentes na hora da compra, aderindo aos produtos ecologicamente corretos.
Varias pesquisas realizadas nos últimos anos (locais e mundiais), mostram que os consumidores estão preferindo produtos de origem e produção sustentável à produtos comuns. No Brasil, esses consumidores chegam a 51% da população, de acordo com pesquisas realizadas no ano de 2008.
Na tentativa de alcançar tais consumidores preocupados com a questão ambiental, as empresas tem buscado se adequar junto aos órgãos ambientais e aos processos de certificação voluntária, implantando sistemas de gestão ambiental, principalmente com o intuito de aderir aos selos verdes, ISO 14001 e outros. Nesse ponto entra o marketing ambiental, grande aliado aos empresários, pois tornou-se uma ferramenta estratégica que liga diretamente o consumidor ao produto.
Tal consumidor deseja antes mesmo da preocupação ambiental, que o produto venha satisfazer à sua necessidade, por esse motivo os produtos ecológicos devem ser criados como alternativa a produtos comuns, sem deixar de cumprir sua função de atender as reais necessidades de seu comprador, pois essa é a principal razão que o manterá no mercado.
Esse quadro completamente novo e influente emerge uma reflexão fundamental para os criadores e planejadores do marketing ambiental, também conhecido como marketing verde – a ética – levando em consideração a comunicação utilizada para atingir seu publico alvo.
Portanto a preocupação sustentável passou a ser fator de grande relevância no processo de construção de marcas e sustentabilidade de empresas. O marketing ambiental deverá também ser fator principal para dar continuidade a evolução econômica, utilizando de clareza e coerência entre o que a marca promete e o que efetivamente entrega ao consumidor.
É a partir do consumidor verde e idéias ecológicas com produtos inovadores que será construído o elo entre a sustentabilidade e ações concretas para a mudança de um mundo tão poluidor e carente de ações que contribuam com o bem estar do planeta.

Este artigo foi elaborado pela acadêmica Aline Cristiane Bocca do 7º período de Engenharia Ambiental, sob a orientação e revisão do Prof. Marcelo Langer da UNISEP.

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