quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O Mundo esta buscando sua Idéia Verde 14/03/2010

Texto publicado no Jornal Gazeta da Vizinhança de Dois Vizinhos, Paraná.

Associados ao Marketing e principalmente ao desenvolvimento da Pesquisa de Mercado, o mundo esta cada vez mais desenvolvendo novas estratégias para ouvir a população (seus consumidores) e adotar idéias que são originadas por eles.
Entender o consumidor, que a cada dia que passa se torna mais consciente e preocupado com o meio ambiente e desigualdade social, empresas do mundo todo buscam idéias para tornar-las mais sustentáveis, com melhor imagem ambiental, maior responsabilidade social e principalmente assegurar sua posição no mercado e aumentar seus lucros.
Esta fórmula é a que consideramos integrada. As empresas hoje em dia, não podem mais tomar decisões isoladas, sem consultar seus consumidores, sem saber quais são os valores que os consumidores buscam, quando adquirem produtos, contratam serviços ou investem em ações de mercado.
Em todas estas imposições ou exigências de mercado, esta a VOZ silenciosa ou não de um consumidor mais exigente, que sabe e conhece muito mais de suas expectativas e desejos. E neste sentido, estes consumidores movem mais de 35 bilhões de dólares na busca e compra de bens e serviços ecológicos.
A globalização e a possibilidade de colocação e venda de produtos em mercados mundiais, atendendo demandas internacionais esta batendo a nossa porta. E isso implica em novas concepções de produtos – produtos sustentáveis, com baixo impacto socioambiental.
Semanalmente recebo emails de empresas que através de excelentes prêmios financeiros, abre suas portas para novas Idéias Verdes e Sustentáveis.
Apesar do apelo socioambiental, estas estratégicas, também visam reduzir custos operacionais, pois podemos perceber que ao abrir para o mundo o desejo de ouvir e receber suas idéias, estas empresas estão adicionando a sua equipe gerencial e produtiva milhões de outras vozes e assim recebendo milhões de outras idéias. Ainda que os prêmios sejam atrativos, o seu valor é muito menor do que os custos que estas empresas teriam de dispor para gerar o mesmo numero de idéias.
Posso citar o premio da Monsanto, da Marksandspencer (empresa inglesa) que estão buscando idéias e pagando ao vencedor muitos milhares de reais. Contudo, as idéias não vencedoras, sempre serão idéias e de uma forma ou outra poderão vir a ser utilizadas por estas empresas. Alem destas, há muitas outras empresas, lançando concursos semelhantes.
Também o Governo Brasileiro através de suas agencias de pesquisa CNPQ, CAPES e outras, através de parcerias ou não, esta buscando incentivar a formação de novos talentos capazes de atender a esta realidade mundial.
Numa análise, mais imparcial, este tipo de idéia, nos apresenta a nova tendência mundial de fazer negócios: Ouvir ao seu consumidor (Pesquisa de Mercado) associando-o ao atendimento urgente das necessidades socioambientais e desenvolvimento de produtos Verdes, a fim de manter e desenvolver seu Marketshare (participação no mercado).
Esta realidade significa muito mais do que ações mundiais de grandes empresas, representa a demanda crescente de um mercado cada vez mais participativo e aberto as necessidades de seus consumidores, e isto para todas as empresas, pequenas ou grandes, localizadas em grandes cidades ou em cidades da nossa região Sudoeste.
Se nossos empresários não iniciarem esta transformação imediatamente, em um futuro breve, muito se lamentará, pois não encontrará espaço e preço para o seu produto.

Nenhum comentário: