terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Parques públicos em Dois Vizinhos 11/02/2010

Texto publicado no Jornal Gazeta da Vizinhança de Dois Vizinhos, Paraná.

Segundo o Prof. Antonio Carlos Sarti[1] em seu artigo Parques público e controle social, “Os parques públicos são criados com a finalidade declarada de atender à necessidade de espaço livre e de uso público destinado e equipado para o exercício físico e para as práticas que recondicionem o corpo e a mente para a função do trabalho.” Complementando este pensamento, parques públicos tem a função também de aproximar a população da natureza bem como oferecer-lhes um espaço para o seu lazer.
É visível na cidade de Dois Vizinhos a carência de parques urbanos que atendam a estas necessidades e satisfaçam a população. O único parque da cidade, o Parque Ecológico Jirau Alto, que deveria ser exemplo para a região e aproximar os cidadãos do meio ambiente, está abandonado e sem cuidados periódicos para sua manutenção.
Inicialmente quando foi inaugurado na cidade, era um parque que atraia a atenção e interesse da população local e de cidades próximas, entretanto, é triste ir até o local nos dias de hoje e constatar que a falta de interesse do próprio município o deixou em estado de deterioração.
A cidade possui ainda praças e parques infantis que podem ser consideradas locais de lazer e uso publico, como por exemplo, a Praça Poliesportiva João Fávero, que possui equipamentos para praticas de exercícios destinados à população da terceira idade e que dele tem usufruído constantemente. Também o Lago Dourado tem sido um grande atrativo à população local para lazer e exercícios físicos, modelo este que vem sendo implantado em diversas cidades do Sudoeste do Paraná e muito bem aceito por suas populações.
Um parque público é com certeza muito importante para qualquer cidade, pois alem de contribuir com o embelezamento da cidade, assume parâmetros de desenvolvimento e responsabilidade social, cultural do município e promove a maior integração e relacionamento do ser humano com a natureza. Os benefícios provenientes das áreas verdes e parques ambientais públicos, são inúmeros, pois alem de beneficiar a sua comunidade diretamente, auxilia também na qualidade do ar, temperaturas, equilíbrio emocional, dentre tanto outros que poderíamos aqui listar.
Dois Vizinhos encontra-se em pleno desenvolvimento e com um déficit muito grande na oferta de áreas verdes, parques públicos, áreas de lazer, atividades culturais e formativas à sua população. Contudo, esperamos que em pouco tempo com o desenvolvimento ainda mais pujante da cidade, nossas autoridades locais percebam de fato estas necessidades e possam buscar melhores e mais alternativas para o bem-estar e qualidade de vida da população Duovizinhense.
Este artigo foi elaborado pela acadêmica Aline Cristiane Bocca do 7º período de Engenharia Ambiental, sob a orientação do Prof. Marcelo Langer da UNISEP.

[1] SARTI, A. C. ; SARTI, Filipe Antonio ; SIQUEIRA, Elisabete Stradiotto . Parques Públicos e Controle Social. RETUR. Revista Eletrônica de Turismo, Curitiba/PR, v. 4, n. 1, p. 1-20, 2005.

Nenhum comentário: