segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

COP16 Cancun - Novo Fracasso disfarçado

Acabou neste sábado dia 11 de dezembro a COP16, realizada na cidade de Cancun no México, para discutir as questões mundiais sobre mudanças climáticas.

Como se era de esperar, a inabilidade humana e a força política de manipular e não comprometer-se, resultou em um novo fracasso da Reunião das Nações Unidas para reverter as atuais mudanças climáticas mundiais.

Já não se fala em compromisso de redução de emissões dos Países do Anexo I, mas sim em redução de temperatura.

O discurso muda, mas, as intenções econômicas nefastas e a falta de compromisso político mundial, são as mesmas.

Nenhum Governo assume uma posição de liderança baseada somente na preocupação e desejo de solucionar o problema que esta atingindo a todos e que prevê a morte de 1 milhão de pessoas por ano. Somente assumem compromissos quando estes apresentam algum benefício econômico ao país.

Depois de 15 dias de discussões infrutíferas e para não sair de mãos vazias, deixando clara a sua incompetência, foi criando um Fundo de 100 bilhões de dólares para conter a degradação ambiental e humana mundial.

Infelizmente este Fundo não apresenta suas bases, seus critérios, seus princípios. Quem vai se beneficiar, quem receberá as fatias deste bomo? Nada esta claro. Apenas uma máscara da irresponsabilidade mundial e fracasso humano, quando se diz respeito a preservação do meio ambiente, bem-estar humano.

Mesmo apos 15 anos de COP (Convencao Quadro sobre Mudanças Climáticas da ONU) ainda hoje, não se entendeu que só haverá economia, desenvolvimento econômico mundial se houver preservação e continuidade dos recursos naturais básicos, como por exemplo: terra para plantar, ar para respirar e água para beber.

Indignado fico eu, com tanto recurso investido nestas reuniões e tanta "negociata política" para não se chegar a lugar nenhum.

Se fala agora em finalizar o jogo no próximo ano 2011 na África do Sul, apenas um fim para um jogo que terminou no zero a zero, já que, jogos não terminam no negativo.

Sem dúvida 2011 será um happy hour para o que então, já se começou a falar, que é a reunião RIO + 20, que se realizará aqui no Brasil em 2012, lembrando a Rio92 que serviu para o alerta mundial sobre a degradação ambiental mundial, mas que infelizmente pouco foi feito.

Vamos lá entao! Novas reuniões, novas discussões, novas proposições, muito dinheiro gasto, muitos almoços, jantares, negociações... mas infelizmente NADA, absolutamente NADA realizado em prol do Homem e do Meio Ambiente.

Não adianta, culpar o Governo, os Políticos, já que muitas ONGs estão presentes nestas reuniões, as ONGs de renome mundial, mas que ao final contribuem muito pouco, ou encontram ali, oportunidades para alavancar seus projetos institucionais.

Aprendi que quando queremos fazer, fazemos. Quando não queremos fazer, discutimos, e discutimos e discutimos.

Assim, tem sido a atitude da ONU, discutir, discutir e discutir, pois segundo sua Cúpula, os parâmetros científicos ainda não estão comprovados.

Isso é muito triste, pois com parâmetros científicos ou não, a destruição da nossa casa, do nosso Planeta é evidente e não há duvidas sobre isso.

Agora há muitas duvidas sobre as reais intenções destes que estão ali discutindo.

Continuemos assim, sentados vendo a vida acabar e ingenuamente esperançosos de que haverá mudanças.

Nenhum comentário: