sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Uso consciente 04/01/2009

Texto publicado no Jornal Gazeta da Vizinhança de Dois Vizinhos, Paraná.
A água é um recurso natural não renovável, onde apenas 0, 007% da água disponível é própria para o consumo humano, sendo que desses 8% é destinado ao uso individual, ou seja, uso domestico.

Um bem tão precioso, sem o qual não existiria vida, desperdiçado sem a menor consciência, geralmente em ações tão banais, como uma simples lavagem de calçadas aonde podem ser desperdiçados litros e litros deste liquido.
Pode parecer irrelevante, mas imaginem em uma cidade de 35 mil habitantes como Dois Vizinhos, se cada dona de casa for lavar sua calçada uma vez por semana quantos litros de água tratada vão parar nas bocas de lobo? E por consequência no esgoto da cidade, comprometendo ainda mais sua qualidade, quantas famílias do interior que não possuem água tratada poderiam fazer uso desse recurso?
O problema torna-se ainda mais critico em épocas de estiagem como a que ocorreu no final de 2008 inicio de 2009. Nessa época muitas famílias ficaram sem água até mesmo para beber. É somente nessa hora que muitos percebem a complexidade do assunto, e a falta que esse bem fará se sua qualidade for totalmente comprometida chegando ao ponto de não poder mais ser consumida.
A Sanepar analisando a gravidade da situação teve que adotar uma medida mais agressiva para com a população local, vendo que os cidadãos continuavam a fazer uso irracional da água, a mesma se viu obrigada a ameaçar aplicar multas nas pessoas que mantivessem o habito de lavar suas calçadas, para dessa forma tentar controlar o desperdício. Felizmente segundo a Sanepar não ocorreu nenhuma autuação, pois a população entendeu a necessidade de controlar seu consumo, dessa forma a estação de tratamento pode manter sua distribuição.
Esse fato não ocorreu somente em Dois Vizinhos, muitas outras cidades da região tiveram que adotar a mesma medida.
Falar em preservação, uso racional e sustentável dos recursos naturais já se tornou uma prática comum nos dias atuais, faz-se necessário colocar em pratica através de pequenos atos que darão inicio as grandes transformações, as quais devem ser assumidas por todos, conjunções verbais não vão melhorar a qualidade da nossa água, ou pelo menos mantê-la nas condições atuais, nem vão impedir catástrofes, muito menos salvar o que resta da nossa casa o Planeta Terra.

Este artigo foi elaborado pela Universitária Datinny Lauana Fiorese do 7º Período do Curso de Engenharia Ambiental, sob a orientação do Prof. Marcelo Langer da UNISEP.

Nenhum comentário: