quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Pegada Ecológica 14/06/2010

Texto publicado no Jornal Tribuna dos Lagos de Dois Vizinhos, Paraná.

Este termo foi primeiramente utilizado em 1992, por pesquisadores americanos para estabelecer a quantidade de terra e água que nós seres humanos (individual ou coletivamente) utilizamos para desenvolver nossas atividades.
Atualmente este termo é empregado para analisarmos todas as atividades desenvolvidas para o nosso conforto humano. Assim podemos ter noções mais concretas, sobre os danos que estas atividades humanas causam à sustentabilidade do Planeta.
Essas pegadas são estabelecidas através do consumo de água, luz, combustíveis, consumo de alimentos, tipos de produtos que utilizamos, tipos de energia, se adotamos atitudes mais coerentes ou se apenas discursamos sobre o meio ambiente.
Hoje em dia, devido ao aumento da escassez dos recursos naturais e ao alto índice de geração de resíduos tanto nos centros urbanos, quanto em áreas rurais, o meio ambiente esta sofrendo e sua continuidade sendo ameaçada.
Assim, com a sensibilização a estas perdas e o que isso pode significar à qualidade de nossas vidas, o Homem consciente de sua responsabilidade tem assumido novas posturas, atitudes e valores no exercício de sua vida. Este Homem está buscado novas formas de trabalhar os recursos disponíveis, produzir de forma mais sustentável e gerir o espaço urbano e rural de acordo com princípios ambientais mais adequados e assim gerar produtos, estilos de vida e sistemas para sustentar sua vida, mais limpos.
Estas condutas diferenciadas têm levado a descoberta de novas tecnologias, as tecnologias limpas. Estas tecnologias limpas alem de promover a solução de um problema ambiental (geração excessiva de resíduos em um planeta que está esgotado), também contribui para a diminuição da pegada ecológica.
Compreendermos nossa pegada ecológica é compreendermos os impactos e danos que nosso estilo de vida, nossa forma de conduzir nossas atividades estão causando ao meio ambiente e contribuindo para a destruição do Planeta.
Causamos danos ao Planeta, quando deixamos torneiras abertas; quando deixamos luzes acessas em ambientes que não precisam; quando lançamos papeis e outras embalagens pelas janelas dos nossos carros; quando não separamos os resíduos; quando não compostamos os resíduos orgânicos em nossas casas; quando lavamos as calçadas de nossas casas com água tratada; quando jogamos a “bituca” do cigarro nas calçadas e ruas de nossas cidades; quando não regulamos o motor do carro e este consome mais combustível do que deveria ou não o realiza de forma correta, lançando fumaças com maior teor de poluentes; quando consumimos mais do que realmente necessitamos; quando construímos às margens de rios, nascentes e lançamos esgotos e efluentes líquidos diretamente no meio ambiente; quando não consumimos produtos com maior eficiência e baixo consumo energético; quando deixamos os nossos eletrodomésticos com aquela inofensiva “luzinha vermelha” acessa; quando não consertamos vazamentos em nossa rede de abastecimento hídrico; ou seja, contribuímos para a degradação do meio ambiente e planeta em todas as nossas atividades. Não há como não causarmos este problema.
Contudo, podemos diminuí-lo, minimizá-lo através de atitudes mais saudáveis, conscientes e sustentáveis. Estes atitudes começam pela diminuição de consumo dos recursos naturais – prefira lâmpadas frias às lâmpadas incandescentes, colete água da chuva para utilizar no seu jardim e nas limpezas das calçadas, controle o tempo do seu banho (5 minutos são suficientes), etc., pois alem de você contribuir com o meio ambiente você estará contribuindo com o seu bolso.
A seguir busque reduzir o consumo de produtos industrializados e embalagens plásticas (por exemplo, prefira sacolas retornáveis às sacolas plásticas de supermercado), produza seus próprios vegetais – estamos em uma área rural, é mais fácil adquirir produtos diretamente do produtor, troque seu veiculo a gasolina e diesel, por veículos movidos a álcool, compartilhe a sua ida ao trabalho com seus colegas, etc.
E então comece a reciclar: separe os resíduos secos, exija dos locais onde você compra lâmpadas e outros utensílios de uso temporário, que os mesmos recebam de volta estes produtos (esta é a pratica da logística reversa, já estabelecida e definida por Lei), doe seus moveis velhos e outros utensílios a famílias carentes, separe correta e principalmente influencie outros a fazer o mesmo. Converse com seus familiares, vizinhos, amigos e mesmo com que você não conhece, não perca esta oportunidade de contribuir para a mudança da atual decadência ambiental em que estamos vivendo.
Somente os esforços individuais tomados coletivamente é que poderão contribuir e deter os avanços da degradação ambiental do Planeta e destruição total de nossas vidas.
Participe desta ação! Tome uma atitude! Ficar de braços cruzados e apontar aos outros, infelizmente, não ajudará em nada e sua pegada ecológica se transformará na sua própria cova.

Nenhum comentário: