sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Enquanto as decisões da COP15 não chegam! 14/12/2009

Texto publicado no jornal Gazeta da Vizinhança de Dois Vizinhos, Paraná

Ao longo de todos estes 15 anos de trabalho do IPCC (Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas), nunca houve tanta expectativa e esperança colocadas na mesa.

Ao longo destes 15 anos de trabalho, muitos resultados foram alcançados e hoje se tem noções mais claras sobre as questões das Mudanças Climáticas, suas problemáticas e consequências para a sobrevivência humana e do próprio Planeta.

Como certo temos, que o avanço da tecnologia tem propiciado melhorias e facilidades a vida do Homem, encurtando distancias, otimizando recursos e facilitando o dialogo e divisão de conhecimentos entre eles. Contudo, também este mesmo avanço tecnológico tem aumentado o nível de consumo dos recursos naturais – renováveis (ar, água, solo, etc) ou não-renováveis (petróleo, carvão, minerais, etc) e com ele agravado os níveis de poluição, degradação ambiental e exploração do meio ambiental, e infelizmente de forma não sustentável.

O que significa sustentável? O uso dos recursos naturais renováveis tem suas taxas próprias de regeneração, ou seja, valores que são possíveis de serem restabelecidos de forma natural sem a interferência humana. Porem, o grande problema é que hoje estamos utilizando os recursos naturais à taxas muito alem da capacidade de regeneração/recuperação própria dos recursos naturais.

Por isso, é de extrema urgência que não esperemos pelas atitudes ou decisões políticas. Devemos começar a Mudança por nós mesmos, ou como disse Mahatma Gandhi: “Devemos ser a mudança que esperamos em outros”.

Assim, devemos começar por pequenas mudanças em nossas vidas, nossas tarefas diárias, simples feito apagar a luz em ambientes que não estão sendo utilizados, ou complexas como tentar dividir o transporte para o trabalho com nossos colegas e quem sabe ainda, preferir carros do tipo flex, que consomem álcool ao invés de gasolina (maior fonte de emissão de gases de efeito estufa e maior responsável pela poluição atmosférica).

Mudando nossos hábitos, alem de contribuir para a diminuição dos problemas atmosféricos, também estaremos contribuindo para a preservação da biodiversidade, para a qualidade de nossas vidas e bem-estar próprio e de nossas gerações futuras.
Comece por você a mudança que você deseja ver no Mundo. Utilize recipientes apropriados para os seus resíduos e procure consumir com moderação, somente o que realmente é necessário. Através destes simples atos, você já estará fazendo muito

Nenhum comentário: