quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Criação de Corredores Ecológicos e a preservação do Meio Ambiente 10/05/2010

Texto publicado no Jornal Tribuna dos Lagos de Dois Vizinhos, Paraná.

Entende-se por Corredores Ecológicos as áreas que unem os remanescentes florestais, possibilitando o livre transito de animais e a dispersão de sementes das espécies vegetais, contribuindo para o fluxo gênico entre as espécies da fauna e flora e a conservação da biodiversidade, além de garantir a conservação dos recursos hídricos e do solo e contribuir para o equilíbrio do clima e da paisagem.
A importância e a função destes corredores somente acontecem quando eles estão interligados, formando uma grande LINHA VERDE, ou seja, o corredor de preservação da Biodiversidade e dos valores ambientais naturais, tornando-os fortes e relevantes. Quando isolados e desconectados, seus valores e capacidades para conservar a vida, se reduzem a menos de 30% do seu potencial.
A partir deste contexto, analisa-se a importância da criação de Corredores Ecológicos em nossa região sudoeste do Paraná, tanto em áreas rurais quanto em áreas urbanas. Nossa região apresenta remanescentes de floresta nativa que totalizam apenas 7% de sua formação original, evidenciando o enorme conflito entre a ampliação das atividades humanas e a preservação do meio ambiente. Considerando que estes remanescentes formam verdadeiras ilhas de biodiversidade e que seu isolamento acarreta na diminuição ou até mesmo extinção de espécies nativas, os Corredores Ecológicos assumem importantíssimo papel para o meio ambiente regional.
Buscando a diminuição dos impactos ambientais causados por suas atividades humanas em nossa região que possuiu tamanha riqueza e abundancia de espécies animais e vegetais, Empresas e Órgãos Governamentais, conjuntamente ou isoladamente devem buscar desenvolver atividades voltadas a preservação e conservação da Biodiversidade da natureza local. Estudos podem analisar e apresentar os valores naturais de nossa região – tanto qualitativo e quanto quantitativo da fauna e da flora local, também podem apresentar aspectos arqueológicos que abrangem a área em questão, e apontam o enorme prejuízo causado às espécies locais devido seu isolamento, sendo que isso ocorre principalmente pelo descumprimento da legislação ambiental por parte dos proprietários de terra que localizam-se no entorno desses reservatórios. Com iniciativas de educação e conscientização ambiental e projetos de cunho social, a ACEDV e a Prefeitura Municipal de Dois Vizinhos vêem implantando Programas de gestão ambiental na micro-região e, assim, contribuindo para a preservação ambiental local.
É de responsabilidade de todos contribuir para a qualidade e subsistência do meio ambiente a que estamos inseridos, usufruindo dos recursos que o mesmo nos oferece de modo sustentável e responsável. Agindo em prol do meio ambiente, estamos contribuindo com toda a sociedade, e permitindo a nós mesmos e as gerações futuras algo que muitas vezes, por falsas crenças e imposições, nos parece pouco palpável: a qualidade de vida e a harmonia entre o homem e a natureza.
Neste ano de eleições, esteja atento se os candidatos que você vai eleger, estão de fato comprometidos com o Meio Ambiente e a Vida Humana, ou se estão somente prometendo. Este ato obrigatório em nosso País é de suma importância, pois, depois quando as enchentes e os problemas ambientais e sanitários surgirem, não adiantara buscar culpados, pois os culpados somos NÓS, que colocamos quem colocamos no Poder.
Portanto, pratique, promova e torne-se um Corredor Ecológico – integrado e apto a fornecer seus valores para o desenvolvimento geral da nação brasileira.
Este artigo foi elaborado pelo acadêmico Mauricio Meurer do 7º Período de Engenharia Ambiental da Unisep, sob supervisão e revisão do Prof. Marcelo Langer.

Nenhum comentário: