quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Meio Ambiente e Tecnologia 07/06/2010

Texto publicado no Jornal Tribuna dos Lagos de Dois Vizinhos, Paraná.


Muitos avanços no gerenciamento ambiental somente tenham acontecido devido ao avanço da tecnologia que através de tecnologias mais limpas tem possibilitado o desenvolvimento de produções mais limpa, gerando sistemas com maior eficiência ecológica e melhorando a qualidade de vida da população mundial, ainda assim, muitos problemas continuam sendo ocasionados por esta mesma tecnologia, por esta mesma busca desenfreado por avanços econômicos. Contudo a Natureza nos mostra sempre que muito temos para aprender.
São quase 50 dias de vazamento de óleo no Golfo do México e desta vez envolvendo a maior potência econômica e política mundial e uma das maiores empresas do setor – BP (British Petroleum).
A história da civilização moderna em todo o Planeta não pode ser escrita sem a influência e muitas vezes, a determinação dos Estados Unidos, que através de seu poder econômico esta mudando os sistemas produtivos e sociais no mundo todo e através de sua força política tem influenciado, especificado, controlado a ação de muitas outras nações no mundo, nem sempre de modo positivo, na grande maioria das vezes criando bolsões de misérias a fim de manter o seu próprio crescimento econômico, mesmo em tempos de crises mundiais.
O modo político e econômico de ser dos Estados Unidos tem sido seguido por lideres mundiais, contudo em momentos em que este país realmente precisa agir, o que vemos são desculpas e mais desculpas.
O Estado de Louisiania nos Estados Unidos em 2005 sofrem com o Furacão Katrina, e a falta de ação de Bush – até hoje os efeitos deste furacão são possíveis de observar naquele Estado; sua política violenta de Guerras e busca de domínio mundial custou-lhe a sua continuidade política.
Atualmente, a falta de ação efetiva da maior Nação do Mundo, esta determinando a contaminação e o impacto ambiental sem precedentes. Com tantas possibilidades tecnológicas, com tantos recursos econômicos disponíveis, nada efetivamente se esta fazendo para conter o vazamento e pior nenhuma ação eficaz de recuperação e minimização aos danos ambientais causados por este incrível acidente esta sendo realizado.
Nós, infelizmente, temos nossa parcela de responsabilidade, pois continuamos assistindo indiferentes, calados, passivos e com uma ingênua esperança de que o comportamento humano vai mudar. Nós não mudamos, seguimos calados como fazíamos há muitos anos atrás e desta maneira como queremos que os outros mudem!
Continuaremos assistindo de camarote mais este capítulo de destruição ambiental, disfrutando uma CocaCola, usando Nike, conduzindo Ford e tantas outras marcas genuinamente americanas que, assim como tantas outras marcas americanas influenciam o comportamento mundial, estabelecem seus impérios econômicos e realmente nada fazem em termos de responsabilidade ambiental.
No passado dia 05, comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, e não podíamos ter um presente melhor: “o maior incidente petróleo da história do mundo” e a incompetência humana, falta de ação política individual de cada ser humano que ainda não aprendeu a agir e sim, continua se preparando para a COPA DO MUNDO.
Ah é! A Copa do Mundo... vamos ser hexa campeões? Num período que já conquistamos todos os títulos mundiais e continuamos a repeti-los, a Nação Humana – Políticos e Cidadãos - é campeã no descaso, na injustiça social e acima de tudo em destruir nossas próprias vidas, destruindo nosso planeta.
Tudo bem, não nos preocupemos tanto, pois afinal haverá a Copa do Mundo no Brasil em 2014 e se não formos hexa desta vez, milhões de reais e dólares continuarem sendo investidos, enquanto milhões de brasileiros vivem na miséria absoluta e Crimes ambientais continuam impunes. Viva o Brasil! Viva a cultura Americana!

Nenhum comentário: