quarta-feira, 24 de novembro de 2010

RESÍDUOS DE AVIÁRIOS - A POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA ou OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS 22/03/2010

Texto publicado no Jornal Tribuna dos Lagos de Dois Vizinhos, Paraná

A cidade de Dois Vizinhos ficou reconhecida como sendo a capital nacional do Frango devido sua alta produtividade de integração com empresas da região.
Este fato nos leva a preocupação devido a geração de alguns poluentes produzidos na avicultura e que podem ter consequências muito sérias sobre o meio ambiente, tais como: pó, vapores, gases e carrear materiais biológicos -microorganismos de uma forma geral que podem alem de causar danos a saúde humana, também causar a contaminação de águas superficiais e subterrâneas.
Também os resíduos da produção aviária são contribuintes para o agravamento das mudanças climáticas, pois as fezes e ou cama de aviário geram metano, amônia, dióxido de carbono e sulfito de hidrogênio, gases de efeito estufa.
Estes quando em quantidades elevadas podem alterar as condições ambientais, ao meio ambiente e a saúde da população, por exemplo, a amônia, que é um estressor crônico que pode provocar irritações, dificuldade de respirar, ou seja, sintomas comuns de intoxicação.
Alguns pesquisadores detectaram que a redução de proteína bruta e lisina na alimentação, e suplementação com aminoácidos podem reduzir significativamente os níveis de amônia nos excrementos.
Outro fator que deve ser levado em consideração é a geração de grande quantidade de resíduos orgânicos nos aviários que é a cama, esterco, penas e aves mortas, que devem ser tratados adequadamente antes de sua disposição final no ambiente. A agropecuária é citada, hoje em dia, como fonte de grande quantidade de resíduos, porém, aborda também o fato de que, se estes forem manipulados adequadamente, podem ser reaproveitados e evitar a poluição do meio ambiente.
A compostagem de resíduos de aviário é considerada uma alternativa econômica e ambientalmente adequada e vem sendo largamente utilizada, segundo a NBR 13591/1996; a compostagem que pode ser empregada neste sistema, consiste em um “processo de decomposição biológica da fração orgânica biodegradável dos resíduos, efetuada por uma população diversificada de organismos”. O composto formado, semelhante ao húmus, pode ser incorporado ao solo como adubação orgânica e também como biocombustível.
Segundo a EMBRAPA a biodigestão anaeróbia é um processo de tratamento que ocorre dentro de biodigestores, sendo dependente de uma série de condições físicas, químicas e microbiológicas para ser realmente eficiente. Como a cama de aviário tem sua geração de forma periódica, o tipo de biodigestor mais adaptado a esta é o denominado Biodigestor Batelada.
Outro exemplo é a incineração, considerada um processo seguro, no entanto, seu custo é elevado e pode causar surtos de poluição atmosférica, com geração de odores desagradáveis, fumaça, material particulado e cinzas.
Essas atitudes e a gestão correta dos resíduos de aviários, Dois Vizinhos e região podem contribuir para a minimização dos impactos ambientais e a perda da qualidade de vida, tanto aqui em nossa região, como em todo o planeta.
Este artigo foi elaborado pelo acadêmico de Engenharia Ambiental, Éderson Antônio Galvan, sob a supervisão e revisão do Prof. da Unisep Marcelo Langer.

Nenhum comentário: