quinta-feira, 25 de novembro de 2010

15ª Convenção das Nações Unidas para Combate as Mudanças Climáticas 07/12/2009

Texto publicado no Jornal Gazeta da Vizinhança de Dois Vizinhos, Paraná.

Nesta dia 07 em Copenhagen, na Dinamarca, começou a 15ª Reunião Mundial da ONU para combate as mudanças climáticas. Infelizmente esta reunião começa com uma grande duvida e pergunta: Será que esta 15ª tentativa para os governos de todo o mundo encontrar um caminho para reverter a atual degradação do Planeta, devido ao aumento das emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE), realmente resultará em sucesso?

Por 15 anos, cientistas, pesquisadores, políticos e representantes da sociedade tem buscando incessantemente chegar a um acordo para reverter as mudanças climáticas que estamos percebendo no dia-a-dia de nossas vidas e levando-nos a completa destruição da vida no planeta. Contudo, resultados positivos acabam esbarrando em interesses econômicos e políticos muito maiores que os interesses de preservação da biodiversidade e conservação da vida humana.

Nesta edição, tem-se uma esperança a mais: o desejo revelado do presidente dos EUA Barak Obama de apoiar e promover avanços nas questões sobre mudanças climáticas, entretanto, ainda não há consenso sobre as reais consequências e o que fazer para o estabelecimento deste controle e diminuição dos seus efeitos negativos. E por isso, muitos acreditam que melhor que forçar um resultado ou um acordo para ratificar o Protocolo de Quioto, seria iniciar todo um novo processo.

O fato é: o Planeta necessita de ações imediatas de todos nós, não só daqueles que estão em Copenhagen, mas de cada cidadão desta casa chamada Terra, e para isso precisamos mudar nossas atitudes imediatamente, sejam elas atitudes pequenas, grandes, individuais ou coletivas. Sem as mudanças de nossos hábitos e ações, não adianta reuniões e decisões mundiais, pois o meio ambiente é estabelecido por pequenas áreas, tais como nossas casas, quintais, trabalho e cidades.

Portanto, devemos esperar e ter esperanças a respeito das decisões que serão tomadas nesta reunião, contudo, devemos começar pelas nossas AÇÕES. Faça a sua parte, não esperemos dos outros aquilo que nós não nos dispomos a fazer.

O Planeta tem solução, a reversão da destruição do meio ambiente é possível, mas para isso NÓS, temos que dar o primeiro passo.

Assim, a Gazeta da Vizinhança esta dando o seu primeiro passo, a partir desta edição semanalmente, estaremos divulgando pontos que podem ser tratados e melhorados por nós e assim melhorar o nosso Planeta e minimizar os efeitos destrutivos dos Gases Efeito Estufa sobre a biodiversidade e a qualidade de vida no Planeta.

Nenhum comentário: