terça-feira, 30 de novembro de 2010

Produção diária de resíduos 18/01/2010

Texto publicado no Jornal Gazeta da Vizinhança de Dois Vizinhos, Paraná.

Dando continuidade a nossa coluna anterior, vamos falar de atividades simples do nosso dia-a-dia e dos principais problemas que elas determinam. Nossa produção diária de resíduos, como ela contribui para a destruição do meio ambiente, consequentemente contribuem para a perda da qualidade das nossas vidas e o que podemos de fato fazer para diminuir estes problemas ambientais.
Todas nossas atividades humanas geram resíduos em pequena, média ou grande escala. Realmente não importa, pois se não destinarmos e tratarmos estes resíduos corretamente, as consequências podem ser catastróficas.
Vejamos o exemplo do problema vivido pela cidade de São Paulo em dezembro e atualmente. Segundo técnicos dos Órgãos Ambientais daquele município, os resíduos domésticos tipos: garrafas PET, latas de cerveja/refrigerantes e sacolas plásticas de supermercado foram os grandes responsáveis pelo entupimento dos bueiros e portanto principais contribuintes para a calamidade vivenciada desde dezembro.
Observando este caso, porem, minha pergunta é: Está Dois Vizinhos livre deste perigo? A resposta é Não!
Já que facilmente encontramos estes resíduos nas ruas, terrenos baldios, quintais e que terão como destino final, após chuvas ou mesmo pelas próprias mãos humanas, os bueiros, lagos e rios da cidade e região.
Facilmente constatamos este fato através de um simples passeio às margens do Rio Jirau Alto e Lago Dourado, e assim, facilmente comprovaremos esta informação, ou mesmo, frequentemente testemunhamos motoristas de veículos e seus acompanhantes lançando janela a fora, suas bitucas de cigarros, latas de cerveja/refrigerante, papeis e embalagens plásticas de produtos por eles consumidos.
Esta é uma situação que nós “duovizinhenses” estamos, infelizmente, acostumados a ver e lamentavelmente, não reagimos. E por que não reagimos? Não reagimos por que já nos acostumamos ou por que acreditamos que o meio ambiente dará conta?
A grande maioria destes resíduos não são biodegradáveis e portanto continuarão na Natureza por tempos indeterminados, contudo muitas vezes não os vemos pois, após chuvas e atividades de limpeza publica, estes resíduos por nós lançados ao meio ambiente acabam tendo outros destinos, poucas vezes apropriados e na maioria das vezes inapropriados, como o fundo do nosso quintal, córregos, rios, lagos, e pior do que tudo bueiros e canais de escoamento para águas superficiais – bloqueando e impedindo seu livre percurso.
Apesar de nosso município contar hoje com uma campanha publica para a separação e coleta seletiva dos nossos resíduos, esta atividade é ainda pequena e não tem garantido o cumprimento das reais necessidades de nossa cidade e meio ambiente. Ainda não muitas as atividades que necessitam ser desenvolvidas para que o município possa atingir uma posição mais adequada em relação ao meio ambiente.
Não é difícil melhorarmos o meio ambiente, porem é preciso que todos nós, sem exceção (privilegiados economicamente ou não) mudemos nossas atitudes imediatamente. Pois, não basta esperarmos por atitudes e decisões político-publicas, apesar de que elas são necessárias e fundamentais, precisamos agir individualmente, principalmente mudando nossas próprias ações.
Muitos estudiosos acreditam que não são necessários mais do que 200 pessoas para mudar as condições atuais de degradação do Planeta Terra e reverter o atual estagio de caos ambiental em que vivemos.
Então convidamos a todos, para a partir deste momento iniciarmos um trabalho individual e coletivo de melhoria do meio ambiente de Dois Vizinhos. Acompanhe nossa coluna semanal neste jornal e saiba o que fazer.

Nenhum comentário: