terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Luto Brasileiro por 4 anos

Bem, mediante a Notícia de ontem que o Governo levará até 4 anos para instalar um programa de controle, prevenção e informações sobre clima, não pude evitar algumas perguntas a mim mesmo: 4 anos = final de um mandato presidencial; governos já terão sido "esperamos" trocados; Aloísio Mercadante como Ministério da Ciência e Tecnologia (???? Isso é verdade ???); Novo Código Florestal diminuindo ainda mais as áreas de preservação permanente e principalmente desconsiderando (excluindo) as encostas (áreas de total instabilidade geológica); O que será feita até lá? gerenciar mais desastres, mortes e tristeza...preparem seus lençóis, pois lenços não serão suficientes para secar as lágrimas que veremos. E quanto às vítimas? Somar-se-ão as diversas outras já existentes no Brasil? Que país digno e sério esperaria 4 anos para vencer uma batalha ou guerra?

Mas tudo bem, estamos evoluindo muito em um acordo nuclear com o Irã!!! Brasil das disparidades, ausência de planejamento total, descaso e desrespeito total ao seu cidadão.

Ah sim! Nestes 4 anos teremos carnaval, futebol, Copa 2014, novos circos eleitorais... Enfim muitas razões para pizza.

Dá-lhe Brasil! Que saudades do Brasil do Ziraldo, dos anos rebeldes, Vinicius de Moraes, Chico de Buarque (cadê você?)... Agora temos... Temos quem? Políticos? Ah sim, TIRIRICA, ROMÁRIO, BEBETO - eta circo bom esse!

Avante Brasil. Como dizem: a 8ª economia mundial não tem nenhum aeroporto entre os 100 maiores e mais importantes do Mundo, e ainda queremos nos tornar a força mundial. Temos Portos, temos? Temos estradas, temos? Temos ferrovias, temos? Temos água tratada, temos? Temos saneamento básico, temos? Temos educação, temos? Temos saúde, temos? Uhmmm, o que temos afinal?

O que recebemos do Governo? Corrupção, impunidade, miséria, malária, dengue,... Lembrei! O Japão aquela Ilha “imensa” que foi totalmente destruída em 1944 é hoje menos de 60 anos depois a 3ª economia mundial... Por que será? E o Brasil? Ainda acreditamos que somos uma nação jovem, que precisa crescer e amadurecer. Porém eu digo, precisamos de seriedade, honestidade, competência e planejamento.

Deveríamos aprender isso na escola, com educação, mas infelizmente na escola temos nossas primeiras lições de corrupção. Nossos estudantes aprendem e continuarão acreditando que “colar” é realmente legal e o que importa é ser esperto; e não ter valor próprio, diferencial competitivo, através de seus próprios méritos e esforços para vencer o mundo cada vez mais aberto e exigente. E quanto aos nossos professores, muitos ainda são semi-analfabetos e infelizmente ainda precisamos deles.

E é nesse Brasil alucinado, desconsertado, à deriva, que vamos acreditando, vamos construindo nossas esperanças e vamos ensinando e fazendo com que nos filhos tenham fé, esperança e acreditem que tudo melhorará.

Não “pera” aí! Temos algo de bom, algo que podemos nos orgulhar: Temos uma multidão de voluntários, que com seus grandes corações, repletos de infinita bondade e compaixão, mesmo sob lágrimas e dor estão salvando vidas e reconstruindo a dignidade de milhares de pessoas, apelando por ajuda e dando exemplos a políticos do que esses deveriam ser e fazer.

Nenhum comentário: