segunda-feira, 23 de junho de 2008

Etica

Bem, como de costume utilizo os domingos para leituras e atualizar-me sobre o Brasil e Mundo.
Uma das minhas fontes e a Veja - ainda que nao a vejo com olhos totalmente confiantes, mas lendo uma reportagem sobre o Deputado Federal Sergio Moraes, atual presidente do Conselho de Etica da Camara dos Deputados.
Na verdade foi lamentavel ler aquela reportagem, por que uma pessoa com tantos problemas de conduta e acoes duvidosa em sua vida pode ser presidente de Etica. Que pessoas possam converter-se de suas acoes negativas no passado, redimir-se e tornar-se melhores isso eu nao questiono, mas uma pessoa na funcao e cargo que desempenha, a meu modo de ver, jamais poderia manifestar algo do tipo: "...sendo dono de um estabelecimento de entretenimento publico eu nao podia impedir ninguem de entrar la. Tu queria que eu ficasse na porta pedindo a carteira de identidade de mundo que ia la?" quando indagado sobre a permissao e promocao de prostituicao (inclusive infantil) em sua antiga casa noturna Strattus 86. Desculpa mas isso e de uma ignorancia sem precedentes, pois e obrigacao legal de qualquer casa noturna pedir documentos, seja para o acesso das pessoas ao local, seja para venda de bebidas alcoolicas.
O que me espanta mais e ele fazer tal comentario hoje em 2008, sendo ele presidente de um conselho de Etica Nacional e que supostamente deveria estar deliberando acoes e Leis para conduzir uma populacao e Nacao em suas condutas baseado em Etica.
E Etica para mim e algo que serve de exemplo, de norte, que guia as pessoas num padrao de conduta, educacao e moral.
Agora me pergunto, qual a moral que estar sendo demonstrada atraves de uma atitude deste nivel de um Presidente de Etica?
Eticos todos deveriamos ser, conduta e moral deveriam ser caracteristicas basicas de qualquer cidadao, sei que isso e um tanto quanto dificil no Brasil e nos politicos prinicpalmente, o que e uma grande tristeza. Mas quem sabe um dia mudamos nossas atitudes pessoais e com isso levamos o Brasil a uma Nacao Etica e de respeito.
Um abraco a todos

Nenhum comentário: