quarta-feira, 4 de junho de 2008

educacao no transito

Bem, nao vou dizer que nunca cometi nenhuma irregularidade no transito, contudo tento, posso dizer 99% do tempo que dirijo, seguir os principios da direcao passiva, respeitando meu espaco, tempo e condicoes e da mesma maneira, e principalmente, respeitando aos demais.
Contudo, tenho visto tantas atrocidades no transito que me deixaram avido para escrever este texto.
No trecho entre a minha casa e o meu trabalho que sao somente 8 km, tenho tempo suficiente para assustar-me e poderia ate dizer irritar-me. Principalmente pela petulancia daqueles motoristas que conduzem carros mais luxuosos ou um pouco acima da media. Eles nao respeitam ninguem, pensam que por possuirem um carro mais veloz, podem colocar a vida de diversas pessoas em perigo, com somente a finalidade de satisfazer suas unicas e exclusivas necessidades ou ainda pior, representarem algo que dinheiro e maquina desenvolve na mente de pessoas menos aptas. Se estes motoristas estivessem na Europa, ja teriam perdido suas carteiras e sido presos na condicao de inafiancaveis, devido ao fato de terem expostos a outros cidadaos a perigo.
Mas infelizmente aqui no Brasil, tudo passa!
Outro dia, ainda pior, vi, durante meu caminho de retorno a minha casa, varios motoristas de onibus urbano fazerem as mesmas barbaridades no transito. Motoristas estes que conduzem a vida de milhoes de passeiros que cansados de suas jornadas anseiam por chegar em casa e poderem descansar juntos a seus familiares e entes queridos, todavia, sabemos que muitos deles nao chegarao, ou agora ou em um futuro proximo.
E isso tudo por que, para chegar 1 ou 2 minutos mais cedo em casa ou em seus compromissos. E pior do que tudo, o transito e o fator de maior causa de estress nacional. Se nos irritamos, se nos ansiamos e nos descontrolamos, estamos deixando que o transito controle nossas vidas, tornando-as agressivas e impacientes, e assim afetando a nossa qualidade de vida e tambem a dos outros.
Direcao passiva e com respeito as Leis do transito e sinonimo de cultura e sinonimo de educacao, e o retrato de um povo, ate quando manteremos este silencio frente ao fato da irresponsabilidade humana.
beijos e abracos a todos
Marcelo

Nenhum comentário: